Congresso aborda uso da biometria em transações financeiras

0

A aplicação da biometria para garantir a segurança e a confiabilidade das operações de pagamentos feitos a partir de cartões será um dos temas abordados no C4 ? Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor, que será realizado de 29 a 31 desse mês, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo.

O International Biometric Group estima que o desenvolvimento de aplicações baseadas nessa tecnologia irá movimentar negócios da ordem de US$ 2,1 bilhões este ano em todo o mundo, volume que poderá chegar a US$ 5,74 bilhões até 2010.

No Brasil, a biometria ainda está focada em aplicações pontuais, de segmentos específicos. Mas existe uma demanda para sua utilização como uma solução complementar aos processos.

A necessidade de aumento de segurança e credibilidade dos processos informatizados tem sido fator determinante para o avanço da biometria, que vem provocando mudanças nos conceitos de segurança e nos processos existentes.

Uma das áreas com forte apelo para a implantação da biometria é a financeira. ?A tecnologia biométrica complementa e dá maior segurança para as instituições financeiras. É eficiente no combate às fraudes de cartão?, aponta a diretora de e-Business da Tivit, Gemma Rebollo, empresa do grupo Votorantim que presta serviços de Full IT Outsourcing.

A aposta é que a biometria tornará viável a expansão dos sistemas de pagamento, compensação e liquidação financeira, já em operação na Internet, e que serão, ao longo dos próximos anos, aperfeiçoados e mais seguros.

Outro tema a ser abordado no evento é o mobile payment, que trata do uso do celular nas transações financeiras, compra de produtos e serviços. ?O celular se transformou em um mecanismo de inserção na sociedade, funcionando como instrumento de inclusão digital em todas as classes e também um identificador físico pessoal, independente de terem seus endereços conhecidos formalmente?, observa vice-presidente da M-Pay Brasil, Jorge Marinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.